sábado, 15 de março de 2014

Trabalhos em destaque: Jardins verticais

Já ouviu falar em jardins verticais? Ou jardins de parede?
Pois é.... os jardins verticais estão em alta e são jardins montados em muros ou paredes como opção de paisagismo em corredores estreitos e locais limitados pela obra, ambientes internos ou quando precisamos de isolamento térmico ou acústico.

Muro interno com jardim vertical de vasos de parede (Ripsalis e samambaias-Boston) na Pousada Toca da Lagoa:

Hoje em dia temos várias opções no mercado para montar jardins verticais, desde vasos plásticos e de cerâmica, placas de polímeros com manta bidim em sanduíche, madeira tratada e estruturas fixas de cerâmica e concreto pre-moldado. A escolha deve levar em conta os custos, o local da implantação (interno ou externo) e o clima (intempéries) e a intensidade da obra. Peças de cerâmica e alvenaria dão mais mão-de-obra na instalação/obra mas são mais duráveis e resistentes; já peças plásticas e com manta bidim funcionam melhor em locais a meia-sombra e são mais frágeis em regiões de muito vento, mas tem instalação mais limpa e rápida.


Jardim vertical executado com peças de cerâmica e madeiras em treliças deixando o jardim mais leve, diversificado e com menor custo/tempo de implantação.
O importante é vegetar bem os jardins verticais, fazer a escolha certa das espécies e do substrato de plantio e cuidar da irrigação para termos o resultado final esperado: Um belo jardim onde antes era apenas uma parede ou um muro vazio, criando mais um elemento para compor a paisagem exterior.

A TERRA PRETA elabora projetos e executa obras e plantios de jardins verticais, sob medida para necessidade da sua obra, mesclando materiais diversos e usando as espécies corretas na montagem do jardim vertical.

Um abraço a todos,

Nenhum comentário: