segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Saúde que vem da terra - plante seus vegetais, tenha uma horta orgânica!!

Quem nunca plantou um feijão quando criança? Ou comeu uma pitanga, ou uma goiaba, colhida do pé? Assim experimentamos a sensação de plantar ou de colher alimentos. No mundo crescem cada vez mais as hortas caseiras e a produção em containeres e vasos de hortaliças, ervas, temperos e chás, mesmo nos grandes centros urbanos em sacadas e terraços.












Exemplos de hortas em tonéis para folhosas e vasos na varanda integrando a horta ao paisagismo.



Para ter uma idéia, em uma área de plantio (canteiro, vaso ou floreira) de dois metros quadrados, é possível produzir verduras frescas e saudáveis para duas pessoas o ano inteiro. São possíveis colheitas de hortaliças folhosas, tubérculos, frutos, ervas medicinais e temperos. É claro que para uma produção regular o ano inteiro, e com saúde, é necessário um planejamento detalhado dos cultivos e plantios, e muita mão na terra, literalmente. No planejamento da horta é importante atentar para alguns aspectos do local, sendo o mais importante à luminosidade e incidência de luz solar direta. Conceitos de agroecologia dão o suporte para produção dos alimentos saudáveis e livres de pragas e doenças, utilizando plantas repelentes, plantas inseticidas, plantas armadilhas, entre outros conceitos agroecológicos.

 






















Exemplos de hortas em prateleiras e escada para pequenos espaços, ideal para o cultivo de temperos e chás.

A sensação e o sabor de consumirmos vegetais plantados e colhidos no quintal de casa é indescritível. É difícil saber o por quê, mas tudo o que plantamos e colhemos é mais gostoso, e isto não tem valor monetário que pague. Além destes aspectos subjetivos, ganhamos com a nossa saúde física, com alimentos saudáveis, e uma farmácia viva a disposição; e saúde mental, pela prática da horticultura, mexendo na terra por algumas horas em silêncio, ouvindo os pássaros, observando os ciclos da natureza e suas mudanças, as chuvas, as fases da lua, os insetos e suas interações com as plantas.

São inúmeras as vantagens de se implantar uma horta em casa ou no seu apartamento, e ainda conseguimos o mais importante nos dias de hoje, plantar a consciência ecológica e fomentar a preservação ambiental, aproximando na prática, o homem da Natureza.














Horta orgânica reutilizando pneus usados como canteiro de alface americana em minha casa!




Dicas:
- Comece plantando seus alimentos preferidos
- Escolha um local com pelo menos 4 horas diárias de sol e protegido do vento
- Tenha sempre ervas medicinais e chás em sua horta
- Não utilize agroquímicos e biocidas
- Planeje bem seus plantios durante o ano para uma produção constante


* Texto de Marcos Paulo Ribeiro publicado em 2007, na revista Ganesha - Guia de saúde e qualidade de vida.

Nenhum comentário: