sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cuidados com o jardim nos dias mais quentes do ano

Está chegando o verão, que se inicia em 21 de dezembro no hemisfério Sul, e traz com ele dias mais longos, muito sol e calor, que juntos aceleram em muito o ritmo biológico dos seres vivos, sejam as plantas, insetos e os animais. O cão se deita de barriga no chão da cozinha para perder calor...as plantas se curvam no sol do meio dia, parecendo murchas e os gramados enrolam as folhas em reação à falta de água e ao calor....insetos se reproduzem mais intensamente e as ervas adventícias tomam conta dos jardins, crescendo mais rápido que o gramado....

Com estas alterações no metabolismo do jardim, medidas devem ser tomadas, como: o corte mais frequente do gramado (muitas vezes com sete à dez dias de intervalo); as regas intensas no início ou final do dia; as podas de formação e limpeza; limpeza manual dos canteiros; controle de ervas adventícias nos gramados (principalmente em floração-sementes) e o uso de fertilizantes para suportar este ritmo mais intenso na vida do jardim. Também é importante a preparação  na primavera e o trabalho anual no jardim para colher bons resultados no verão. São importantes a adubação dos gramados, revolvimento e limpeza geral dos canteiros, podas pesadas no inverno em árvores e arbustos maiores e controle das ervas adventícias, que se for bem feito durante o ano, reduz em até 70% a ocorrência das mesmas durante o verão.

Assim como nós, os jardins precisam de atenção o ano inteiro para seu correto desenvolvimento, sendo que a cada época do ano um tipo de trabalho diferente se faz importante para a saúde geral da área verde. Entendendo as interações entre os atores e os elementos que compõe este conjunto, podemos interferir de maneira mais precisa e positiva nos ciclos naturais que compreendem as inter-relações existentes num jardim ou em qualquer sistema vivo.

Dicas:

- Regue seu jardim pelo menos três vezes por semana (se não chover), se possível pela manhã
- Utilize forações nos canteiros, evitando a perda da umidade do solo e poupando água
- Reponha nutrientes com fertilizações mensais durante o verão
- Fertilizantes orgânicos duram mais no solo e tem resultado mais duradouro nas plantas

Abraço a todos,

Um comentário:

Leo Jesus disse...

E junto com o verão vem a La Niña 2010-2011! Água para as Ornamentais!

Parabéns pelos projetos paisagísticos! Abraço!

Leonardo Jesus