sexta-feira, 19 de março de 2010

Além do Jardim

Aqui no litoral sul de santa catarina, é nesta época do ano que os jardins se tornam mais verdes, coloridos e bonitos aos olhos. Depois de um verão quente e úmido, como deste último ano, as espécies mais tropicais tem folhas largas e bem formadas, as flores ainda aparecem nos Hibiscus, Agapantos e Heliconias dos jardins; os gramados parecem mais verdes após adubações de verão, e regas, quase que diárias, dando ao verde um tom ainda mais verde (redundância necessária neste caso), como se pode descrever isto??

Mas é chegada a hora de mudanças, entrando o outono, época de preparo dos ambientes vivos para o período mais frio, antecedendo o inverno. Já, já chegam as folhas vermelhas, depois amarelas, e todas depois formando um tapete no piso dos jardins, as árvores se tornam apenas galhos melancólicos em algumas espécies caducas; orvalho ao amanhecer e grama sempre molhada de manhã, hora de trabalhar ao sol, reduzir as regas e início das podas e mudanças estruturais nos jardins.

Entender todas particularidades e principalemente as relações entre estas mudanças, é como que tentar entender nossa própria vida, nas relações pessoais e ecológicas que tecemos durante a vida; na relação que temos com nós mesmos, nossa saúde e nossa "casa", na relação que temos com o todo e como este todo está na verdade dentro de nós. Entender e cuidar de um jardim vivo pode ser uma metáfora interessante para tentarmos entender melhor a vida.

Um comentário:

Iris disse...

Parabéns pelo blog e longa vida a ele. :)
Abra@os, Iris