quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Projeto e execução: jardim residencial (Imbituba/SC)

Quando comecei a projetar este jardim residencial no centro de Imbituba, logo percebi o potencial que o local me proporcionava para criar uma paisagem única: casa de arquitetura antiga e repaginada; espécies esculturais adultas espalhadas pelo "pátio" e problemas intrigantes para resolver com o paisagismo, como tampas de fossas, caminhos de um antigo jardim aterrado e muitos "inços", faziam da tarefa de criar ainda mais empolgante e desafiadora. Nas fotos podemos ver o espaço antes da execução.



Utilizei ao máximo as espécies existentes  no jardim, como as palmeiras Fênix muita antigas e curvadas, Arecas adultas, Crótons de mais de vinte e cinco anos; e Yucas de mais de oito metros. O primeiro passo foi realizar podas corretas de formação e de limpeza e fertilizar todas a serem aproveitadas. Criei conjuntos interessantes, com espécies de sol pleno e forrações de meia sombra, introduzindo bromélias tropicais, "Abacaxi-roxo", Agapanthus, Liriopes variegata entre outras, nas composições e canteiros. Transplantei algumas espécies para os locais adequados, de umidade e insolação, e excluí por necessidade, um Hibiscus e uma Scheflera. Também reaproveitei madeiras de lei que sobraram da reforma da casa, para os passeios do jardim.



Linhas sinuosas de canteiros quebraram a geometria da construção, e trouxeram leveza à paisagem; cores e texturas de vegetação tropical contrastam com os tons de creme e madeiras da construção; detalhes do jardim foram tratados com forrações naturais, de pedras de rio escuras, seixos creme e cascas de Pinus nos canteiros.



































Abraço a todos,

Um comentário:

Patricia disse...

Adorei seu trabalho.
vc poderia me dar umas dicas no meu jardim.o que plantar?
agradeco de coracao.
beijos
Patricia