domingo, 19 de setembro de 2010

Novos fertilizantes para seu jardim !!

Quando falamos em adubar o gramado ou os canteiros do jardim, logo lançamos mão da uréia, do famoso NPK, de Farinha de Osso e muitos até adicionam o lixo orgânico nos canteiros e nos pés das árvores e arbustos do jardim. O certo é que todos atuam como fertilizantes, apenas o lixo orgânico que ao contrário de adubar, prejudica o desenvolvimento dos vegetais, podendo até causar doenças e a morte das plantas.

Isto porque é comum confundirmos o adubo orgânico (de compostagem) com o lixo crú; a compostagem faz com que o lixo orgânico sofra um processo de degradação aeróbica, que libera os nutrientes para as plantas. Sem sofrer este processo, o lixo enterrado no solo começa a se degradar e pode causar aparecimento de fungos e podridão de raízes das plantas, por exemplo.


Hoje existem no mercado vários fertilizantes especiais para jardinagem e hortas, tanto em pó e granulados, ou líquidos para absorção foliar. Fertilizantes peletizados, de lenta liberação no solo, e  de rápido efeito. Também encontramos vários organo-minerais líquidos interessantes, completos com micronutrientes solúveis.

A escolha para o uso destes insumos, depende do que se espera do jardim, e da filosofia do jardinista encarregado. Para resultados rápidos e de pouca duração a opção é por compostos NPK e adubos foliares específicos para flores e folhas do jardim; já para os jardins com cuidado mais frequente, para resultados mais duradouros e uma folosofia mais orgânica, recomendo uso de Farinha de Osso, a Torta de Mamona, composto orgânico de compostagem e organo-minerais solúveis. Para o gramado podemos optar por Turfa para gramados e Superfosfato triplo como fonte extra de fósforo

É importante lembrar de revolver bem o solo na fertilização dos canteiros e dos pés das plantas; não adubar muito próximo ao caule e raízes e sempre regar muito bem após cada adubação. Para uréia em gramados, se consegue mais uniformidade se diluída em água de rega do que se distribuída à lanço em grânulos. Siga sempre a recomendação do fabricante e se precisar procure orientação técnica de um engenheiro agrônomo.
Abraço à todos,

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito importante a informação,eu estava mesmo tentando descobrir como manter minhas plantinhas bonitas neste período seco do ano.
Parabéns!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito bonito o seu Trabalho Marcos, parabens""