segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Jardim durante o Inverno: Cuidados especiais

Quem vive na região sul do país sabe o que é o inverno.
Sente o vento mais frio e seco que vem do sul e que corta a pele....
É tempo de dormir um pouco mais, de comer mais e descansar; época para ficar mais em casa, tomar quentão e vinho, se esquentar, pegando um solzinho no meio-dia ou à noite em frente a lareira; e assim como nós mesmos, o entorno, as paisagens e os jardins mudam com a chegada da estação fria.

O frio tem efeito fisológico sobre as plantas reduzindo a circulação de seiva pelos vasos, armazenando energia nas raízes para aguentarem a estação, absorvendo nutrientes das folhas e as soltando (queda das folhas) e criando uma séria de modificações hormonais  internas no metabolismo vegetal. Cada espécie tem uma resposta específica ao frio, existindo plantas tolerantes, resistentes e intolerantes ao clima frio e ou às geadas do inverno.

Em geral o frio reduz o desenvolvimento da maioria de espécies dos jardins, mas não significa que o jardim mesmo com ritmo biológico reduzido, não precise de manutenção, jardinagem e cuidados especiais. Pelo contrário, é nesta época do ano em que realizamos podas mais severas e de formação, limpezas pesadas e revolvimento de todos os canteiros do jardim; também realizamos transplantios e repicagem de mudas de canteiros e controles de pragas e moléstias, em geral de fungos, que são muito comuns se o outono-inverno for úmido e chuvoso.

Também é boa época para reformas estruturais mais profundas no jardim, mexendo em obras de pisos, deques, caminhos, floreiras e tudo que envolva material de construção e madeiras, deixando para o período de primavera os acabamentos e novos plantios da reforma.

Todo cuidado especial no inverno reflete diretamente na beleza e saúde dos jardins na primavera e verão, e no bom desenvolvimento geral do espaço de jardim ao longo dos anos. Portanto não deixe seu jardim de lado durante o iverno e proveite para espantar o frio, pegando o ancinho, a enxada ou podões, e mãos na terra!!

Nenhum comentário: