quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Primavera nos jardins: Estação dos Sentidos

Com início da primavera nossos sentidos despertam para os cheiros, cores, texturas nos jardins; e tudo isto acompanhado da fauna, dos pássaros e borboletas que visitam as flores que desabrocham na estação e que encantam olhos e acalmam a mente e alma.
Para que seu jardim brilhe ainda mais durante a estação da primavera, é necessário manter boa limpeza dos canteiros, solos bem aerados/revolvidos e fertilizados com fertilizantes orgânicos (que duram mais nos canteiros e nutrem ao longo de toda estação), reposição de plantas, cuidados especiais com ervas espontâneas nos gramados, varreduras e regas. Na primavera os dias ficam mais longos e com aumento das temperaturas médias, tudo cresce e se desenvolve mais depressa, por isto o aporte de nutrientes e as regas são essenciais para a saúde do jardim até o verão. 
 


Claro que a saúde e beleza dos jardins na primavera é reflexo do cuidado ao longo de todo o ano, onde cada estação tem suas tarefas de jardinagem a serem cumpridas, como podas, controles, limpezas, fertilizações, correções e cuidados gerais com o gramado entre tantas outras tarefas importantes para o correto desenvolvimento do jardim; além das condições climáticas que também exercem grande influência nos ambientes naturais como chuvas, períodos de estiagem, salinidade do mar, ventos, etc.


Algumas espécies dão um espetáculo de flores e cores na primavera como a própria "primavera" (Bougainvillea) em foto abaixo; alpínias, agapanthus, margaridas-do-Cabo, Vedélias em foto acima, Hibiscus, quaresmeiras entre tantas outras espécies que florescem intensamente na estação. Com o jardim saudável, bem cuidado e florido agora é só aproveitar a paisagem e passar bons momentos de convívio ao ar livre em contato com a natureza.


Abraço a todos,
Graziele Chesini