quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Paisagismo Urbano - Desafios e Soluções

"A paisagem urbana é o território onde vivemos nas cidades, com a marca cultural de cada sociedade impressa nos elementos e vegetação desta paisagem criada. Neste cenário o papel da vegetação urbana é integrar espaço construído, jardins e parques, criando uma paisagem contínua, tentando amenizar os efeitos e a aparência das contruções, inserindo as cidades no meio natural."

Os desafios são muitos e a vegetação desempenha funções como o controle do clima e da poluição, conservação da água, redução da erosão e economia de energia. Além disto promovem a biodiversidade e o bem estar dos habitantes, valorizam as áreas, podem servir como complementação alimentar para populações de  baixa renda e fonte de remédio fitoterápicos.

Hoje temos uma gama de estudos na área de paisagismo urbano, que estão por trás de um projeto de paisagismo para uma cidade, que vão muito além da estética, aromas ou preferências culturais. Na concepção e elaboração do projeto e na escolha da vegetação, existem diversos cálculos que incluem variáveis como:
  • a incidência de luz solar nas ruas, 
  • a transmitância de copa de cada espécie escolhida, 
  • a circulação de ar e umidade, 
  • as trocas de calor convectivo e sensível pela vegetação e construções urbanas, 
  • fator de céu visível de cada rua a ser trabalhada com vegetação. 
Portanto o paisagismo urbano é uma matéria complexa; aliando ciência e arte, e é uma pena ver tantos erros cometidos em obras públicas e plantios, e principalmente na administração dos recursos paisagísticos públicos e da paisagem urbana, interferindo de forma negativa nas cidades e na vida dos usuários dos espaços públicos. Erros de projeto e de escolha das espécies, criam problemas futuros com ainda mais desperdício de recursos públicos. Isto torna a vegetação urbana uma fonte de gastos e entraves ao contrário de ser a solução de diversos problemas do desenvolvimento urbano brasileiro.


Pensando numa realidade bem à frente, exemplos de revitalização do espaço urbano por paisagismo são cada vez mais frequentes em cidades como Nova Iorque, Berlim ou Pequim. Postei algumas fotos de exemplos positivos de paisagismo urbano: acima Porto Alegre com um bom investimento na administração da infraestrutura paisagistica e sua rua considerada "a mais arborizada do Mundo em concurso" e jardim "teto verde" em ônibus urbano. Abaixo algumas fotos de trechos do jardim "HighLine", área abandonada de antigos viadutos e trilhos elevados em Nova Iorque, recentemente revitalizada com paisagismo, servindo como parque e área de lazer interligando vários bairros e a paisagem urbana; e fotos de "prédio verde" urbanizando e vegetando ao mesmo tempo.

   


Quem quiser ver muito mais fotos, e tudo sobre o jardim High Line em Nova York acesse:

http://www.thehighline.org/galleries/images/high-line-park-photos

Abraço a todos,


domingo, 14 de outubro de 2012

Paisagismo comercial: Destaque e visual orgânico

Neste jardim comercial, o projeto foi elaborado pensando em criar um desenho harmônico do jardim, contrastando com a geometria da obra e do entorno; e dando destaque e imponência à fachada do escritório de advocacia situado em Imbituba/SC. O projeto iniciou com o jardim já gramado, e com a parte de alvenaria já construída, incluso floreiras e canteiros de jardim.


Na criação do jardim usei curvas contínuas do desenho de uma ameba (em escala exagerada), sobreposto com o desenho do jardim em planta baixa; assim criei as linhas que "cortam" ora o jardim, ora a calçada, criando as áreas de seixos-de-rio e grama, em formas suaves e orgânicas.


Usei forrações naturais e espécies com portes diferentes e cores vivas, usando o muro cinza-gelo como pano de fundo neutro. Espécies como bambu-Metake, Formios rubro e Podocarpus fazem a composição da lateral e Cicas dão imponência e destaque à fachada do escritório; no estacionamento tunel verde será formado com o desenvolvimento das Pleomeles.

Neste projeto as linhas de formas orgânicas e a composição correta de espécies fizeram toda a diferença no visual final da obra, dando destaque e visibilidade ao escritório. Com espécies de baixa manutenção e impacto visual imediato.

Abraço a todos,

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Destaque do mês: Reforma em canteiro da loja Ferjú

Ambientes comerciais merecem atenção especial quanto à apresentação da fachada, ressaltando a loja, dando ar limpo e organizado ao espaço, e boas-vindas aos clientes que chegam. Neste caso a reforma do canteiro teve papel funcional além de estético, retirando forrações e pedriscos que davam um ar "sujo" ao conjunto; e plantas inadequadas à função da loja, como Agaves com espinhos pontiagudos.


Criei canteiro com volumes topiados em verde escuro  dos Buxus, contrastando com texturas mais "espigadas" e cores claras das Liriopes variegata. A forração densa e fechada de grama-preta inibe brincadeiras de crianças e sujeira aparente no canteiro frontal da loja. Croqui de projeto e fotos após execução seguem na postagem.


Abraço a todos,

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Jardim Vertical em Ibiza

Jardins verticais estão em voga, e preenchem espaços antes vazios na arquitetura e paisagismo, muros e paredes. E não existem limites para a criatividade, como vemos neste projeto de jardim vertical no Hotel Ushüaia em Ibiza, Espanhã. O jardim vertical "eco.bin" é barreira acústica entre palco de festas e eventos, e os apartamentos do Resort.


Foram utilizadas garrafas em cerâmica para locar as diversas espécies de plantas, com cores e texturas variadas. O jardim vertical tem sistema próprio de ferti-irrigação e é o atrativo do Hotel. Jardim criado por equipe da Urbanarbolismo, fotos seguem abaixo:



Abraço a todos,

terça-feira, 12 de junho de 2012

Desenhos, Croquis e Paisagismo: Projetos Executados

Publico neste "post" alguns desenhos e fotos de projetos executados, todos de minha autoria.

Eu desenho sempre a mão, tanto em esboços e perspectivas artísticas, ou na elaboração dos conjuntos e desenhos técnicos dos projetos. Desenhos coloridos à mão, com lápis de cor aquarelado, hidrocor colorida para desenho técnico, grafite e nankim. Auxílio de computador apenas na formatação final das imagens e apresentação dos projetos.
Acima: Croqui de distribuição das áreas de projeto de paisagismo à beira da lagoa da Ibiraquera/SC
Acima: Detalhe de recanto com banco, nos fundos de residência na Barra da Ibiraquera/SC.
Abaixo: Desenho em perspectiva (anteprojeto) e fotos de resultado final da execução, jardim oriental com mini-bambus, bambu Metake e Papyrus-do-Egito em fonte de água.
Abaixo: Desenho em perspectiva e fotos de antes e depois; de jardim interno em residência em condomínio na Lagoa da Conceição em Florianópolis/SC
Abaixo: Croqui geral do paisagismo, distribuição das áreas e fotos do jardim executado. Cores vivas de bromélias Neoregelias nos pés das amendoeiras-de-praia e bolachões tratados da Terra Sol nos passeios
Projeto jardins funcionais e personalizados, desde a concepção e idéia do jardim; até os materiais e espécies que serão parte do projeto. Isto faz com que cada paisagem criada seja peça única, e sob medida para cada cliente, seja uma residência ou ambiente corporativo-empresarial.

Abraço a todos,
Marcos Paulo

domingo, 27 de maio de 2012

Canteiros no jardim - revitalização e reformas

Canteiros são atores importantes, quando pensamos em jardins...alguns são rasteiros, ou de grande volume ou altura; podem ter funções de barrar ventos, ou de dar mais privacidade à uma recanto do jardim.....
Mas uma coisa é certa, qualquer canteiro reformado / revitalizado, com novo desenho e a vegetação adequada, dá novos ares à qualquer espaço e traz novas energias ao jardim. Abaixo usei Fórmios em composição para canteiro frontal (privacidade e cor); repare no canteiro Antes e Depois.

Canteiros podem ser formais, separados da grama ou das forrações; mas podem também ser livres, pontuando espaços com cores e texturas como no projeto abaixo, onde criei biombo em madeira tratada da Terra Sol barrando a visão da área de lazer para os fundos e varais da residência. Para dar acabamento pontuei o seixo-de-rio creme (pano de fundo) com bromélias roxas (Neoregelia e "Imperial"), uma Agave attenuata e volumes dos "mini-bambus" (espécie presente na maioria dos meus projetos de jardins), todas do Viveiro Verde.
Canteiros são combinações de texturas, de cores, aromas, de linhas retas e curvas.....podem ser funcionais ou estéticos e são elementos indispensáveis na composição dos jardins. Com diversas espécies e interações entre materiais, temos uma infinidade de combinações possíveis, esperando para serem exploradas pela criatividade do paisagista ou pelo amante das plantas e da jardinagem.

Abraço a todos,

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Contrate um Paisagista !!

Quando ouvimos falar de paisagismo ou do tal paisagista, logo pensamos em requinte, em jardins luxuosos e de alto custo. Mas a verdade é que a  a área verde pode ser projetada para um custo médio, ou mesmo para um custo estimado antes da execução. Lembro sempre que a recomendação de valores médios para o paisagismo é em torno de 5 a 7% do custo da obra, portanto dentro deste limite teremos condições de elaborar e executar um jardim condizente com a obra em questão.

Além do melhor resultado final, em termos de beleza e funcionalidade, com a contratação de um paisagista, teremos menos desperdícios na obra/execução, sem falar na minimização dos erros e adaptações de projeto que geralmente aumentam o custo final e trazem surpesas nada agradáveis ao cliente em final de obra, ou mesmo um a dois anos depois da implantação do jardim (árvores que cresceram demais, plantas que não se desenvolveram, entre outros erros comuns).

O Paisagista elabora e projeta um jardim, e pensa em diversos fatores como circulação dos ventos, controle térmico dos ambientes, barreiras sonoras, privacidade, drenagem, ligação dos espaços do jardim e da obra, entre tantos outros aspectos estéticos e técnicos como desenho dos canteiros, balanço vertical/horizontal, texturas e cores da vegetação, interação com o entorno e com a fauna local. Na execução ainda são necessários conhecimentos em técnicas de plantio, coordenação de equipes, maquinário pesado, logística, cronogramas, etc.....Para tal, o Paisagista deve ter formação adequada de Engenheiro agrônomo, Arquiteto, Engenheiro florestal, Biólogo ou Artista plástico, com ênfase, cursos ou especialização na área do paisagismo (ou arquitetura de exteriores) e experiência comprovada em projetos executados (leia sobre a regulamentação da profissão de paisagista neste link).

Então na elaboração e/ou implantação do teu jardim, procure um profissional capacitado, procure checar seus trabalhos de referência e experiência na área. Com um Paisagista você terá um jardim que completa sua obra e preenche todas as suas expectativas, assim aproveitará mais sua área externa e passará mais horas ao ar livre em contato com a natureza.

Abraço a todos,

Marcos Paulo

terça-feira, 20 de março de 2012

Seixos-de-rio: estética e funcionalidade

Geralmente cabe ao projeto de paisagismo solucionar os problemas finais da obra, muitos destes, criados pela própria intervenção da obra no ambiente. Problemas como sombreamento excessivo, falta de circulação de ar, falta de privacidade, interligação entre ambientes, entre outros tantos; fazem parte do "hall" de problemas a serem solucionados pela criatividade do paisagista.
A umidade é um problema constante a ser solucionado em meus projetos, principalmente por executar diversos trabalhos na região litorânea, onde a umidade é somada a maresia, e o solo tem forte influência do lençol freático muito superficial.


Tanto em áreas de sombra ou sol pleno, uso seixos na forração aumentando a drenagem nestas áreas e o uso das mesmas como áreas de lazer do jardim. Acima área de lazer criada em meio ao gramado na Pousada Vila dosCoqueiros, e área de seixos ao redor de deque dando drenagem e design ao conjunto.
Abaixo, seixos-de-rio em caminhos dando contraste com o verde do gramado e das Clusias na entrada da Pousada Ibira Wave, e forrando canteiro no prédio do Cartório da Vila Nova em Imbituba/SC.



Seixos de rio formando desenhos em área projetada por mim para Lyon/Votorantim - Imbituba/SC; e abaixo trabalho em seixos-de-rio em praça executado na unidade Votorantim - Imbituba/SC. Repare que os seixos criam desenhos sinuosos e dão movimento e harmonia ao conjunto da praça.


 

Canteiros com forração de seixos; bordaduras de seixos-de-rio e abaixo detalhe da instalação de seixos para drenagem, com uso de manta Bedim sobre o solo.

 

Seixos-de-rio são materiais naturais, de ótimo contraste e durabilidade. Tem sido cada vez mais difícil conseguir seixos de rio, uma vez que são coletados dos fundos de rios de pedras e como bem natural e finito, tem que ter sua extração e uso controlados. É uma solução eficiente, funcional e muito bonita para áreas de pouca drenagem, áreas sombreadas e áreas de lazer. Também tem uso na forração de canteiros, vasos e jardineiras.

Abraço a todos,

Marcos Paulo

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Projeto e execução: jardim residencial (Imbituba/SC)

Quando comecei a projetar este jardim residencial no centro de Imbituba, logo percebi o potencial que o local me proporcionava para criar uma paisagem única: casa de arquitetura antiga e repaginada; espécies esculturais adultas espalhadas pelo "pátio" e problemas intrigantes para resolver com o paisagismo, como tampas de fossas, caminhos de um antigo jardim aterrado e muitos "inços", faziam da tarefa de criar ainda mais empolgante e desafiadora. Nas fotos podemos ver o espaço antes da execução.



Utilizei ao máximo as espécies existentes  no jardim, como as palmeiras Fênix muita antigas e curvadas, Arecas adultas, Crótons de mais de vinte e cinco anos; e Yucas de mais de oito metros. O primeiro passo foi realizar podas corretas de formação e de limpeza e fertilizar todas a serem aproveitadas. Criei conjuntos interessantes, com espécies de sol pleno e forrações de meia sombra, introduzindo bromélias tropicais, "Abacaxi-roxo", Agapanthus, Liriopes variegata entre outras, nas composições e canteiros. Transplantei algumas espécies para os locais adequados, de umidade e insolação, e excluí por necessidade, um Hibiscus e uma Scheflera. Também reaproveitei madeiras de lei que sobraram da reforma da casa, para os passeios do jardim.



Linhas sinuosas de canteiros quebraram a geometria da construção, e trouxeram leveza à paisagem; cores e texturas de vegetação tropical contrastam com os tons de creme e madeiras da construção; detalhes do jardim foram tratados com forrações naturais, de pedras de rio escuras, seixos creme e cascas de Pinus nos canteiros.



































Abraço a todos,