quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Projeto em destaque: Jardim, deque e piscina

O desafio deste projeto foi criar um jardim, com piscina, um deque e área de lazer/convívio em um jardim de espaço reduzido. O estudo preliminar levantou os problemas e desafios para serem solucionados pelo projeto de paisagismo. Além do pequeno espaço e a instalação de uma piscina média (8x4 metros), o terreno é arenoso e alagado (beira de lagoa) e tive que pensar na privacidade para o uso das áreas de deque e da piscina. Foram instalados fossos de drenagem sob o gramado para evitar alagamentos e o solo sob o deque foi rebaixado (cota mais baixa) a fim de captar águas superficiais. Abaixo fotos da área antes do projeto de paisagismo:


Foi projetado deque como área de lazer, contrastando com piso branco-gelo antiderrapante na borda da piscina. Para privacidade foram criados painéis (biombos) em ripas de Pinus tratado da TerraSol, que solucionaram o problema. O deque tem formatos orgânicos, sinuosos e o degrau em curva é o destaque. Bolachões em madeira tratada formam caminho até a residencia; um chuveirão foi instalado ao lado da piscina e bancos e moveis em madeira de demolição, criam um recanto de descanso à sombra. Abaixo as fotos do antes e depois do recanto:



Foram usadas palmeiras Areca de Loucuba como elementos verticais, Pleomeles variegata dando cor e contraste, Margaridas-do-Cabo, Mini-bambus, Bambu-de-jardim e Clorofito complementam a paisagem (mudas do Viveiro Verde do Rosa). Forrações naturais como casca de Pinus e seixos-de-rio dão contraste e acabamento aos canteiros e área de garagem/estacionamento.Abaixo fotos da piscina, detalhes dos painéis-biombos criados para privacidade e degrau em curva, bolachões e visual geral da fachada.





Com o projeto a familia ganhou área de lazer ao ar livre, áreas de sol e de sombra e muitas horas de convivio e diversão com a piscina. O jardim ficou organizado e útil; e confere bem-estar e qualidade de vida aos usuários do espaço: com piscina, áreas de lazer, circulação, recantos de relaxamento e garagem.

Abraço a todos,
Marcos Paulo