domingo, 27 de maio de 2012

Canteiros no jardim - revitalização e reformas

Canteiros são atores importantes, quando pensamos em jardins...alguns são rasteiros, ou de grande volume ou altura; podem ter funções de barrar ventos, ou de dar mais privacidade à uma recanto do jardim.....
Mas uma coisa é certa, qualquer canteiro reformado / revitalizado, com novo desenho e a vegetação adequada, dá novos ares à qualquer espaço e traz novas energias ao jardim. Abaixo usei Fórmios em composição para canteiro frontal (privacidade e cor); repare no canteiro Antes e Depois.

Canteiros podem ser formais, separados da grama ou das forrações; mas podem também ser livres, pontuando espaços com cores e texturas como no projeto abaixo, onde criei biombo em madeira tratada da Terra Sol barrando a visão da área de lazer para os fundos e varais da residência. Para dar acabamento pontuei o seixo-de-rio creme (pano de fundo) com bromélias roxas (Neoregelia e "Imperial"), uma Agave attenuata e volumes dos "mini-bambus" (espécie presente na maioria dos meus projetos de jardins), todas do Viveiro Verde.
Canteiros são combinações de texturas, de cores, aromas, de linhas retas e curvas.....podem ser funcionais ou estéticos e são elementos indispensáveis na composição dos jardins. Com diversas espécies e interações entre materiais, temos uma infinidade de combinações possíveis, esperando para serem exploradas pela criatividade do paisagista ou pelo amante das plantas e da jardinagem.

Abraço a todos,