sexta-feira, 27 de abril de 2012

Contrate um Paisagista !!

Quando ouvimos falar de paisagismo ou do tal paisagista, logo pensamos em requinte, em jardins luxuosos e de alto custo. Mas a verdade é que a  a área verde pode ser projetada para um custo médio, ou mesmo para um custo estimado antes da execução. Lembro sempre que a recomendação de valores médios para o paisagismo é em torno de 5 a 7% do custo da obra, portanto dentro deste limite teremos condições de elaborar e executar um jardim condizente com a obra em questão.

Além do melhor resultado final, em termos de beleza e funcionalidade, com a contratação de um paisagista, teremos menos desperdícios na obra/execução, sem falar na minimização dos erros e adaptações de projeto que geralmente aumentam o custo final e trazem surpesas nada agradáveis ao cliente em final de obra, ou mesmo um a dois anos depois da implantação do jardim (árvores que cresceram demais, plantas que não se desenvolveram, entre outros erros comuns).

O Paisagista elabora e projeta um jardim, e pensa em diversos fatores como circulação dos ventos, controle térmico dos ambientes, barreiras sonoras, privacidade, drenagem, ligação dos espaços do jardim e da obra, entre tantos outros aspectos estéticos e técnicos como desenho dos canteiros, balanço vertical/horizontal, texturas e cores da vegetação, interação com o entorno e com a fauna local. Na execução ainda são necessários conhecimentos em técnicas de plantio, coordenação de equipes, maquinário pesado, logística, cronogramas, etc.....Para tal, o Paisagista deve ter formação adequada de Engenheiro agrônomo, Arquiteto, Engenheiro florestal, Biólogo ou Artista plástico, com ênfase, cursos ou especialização na área do paisagismo (ou arquitetura de exteriores) e experiência comprovada em projetos executados (leia sobre a regulamentação da profissão de paisagista neste link).

Então na elaboração e/ou implantação do teu jardim, procure um profissional capacitado, procure checar seus trabalhos de referência e experiência na área. Com um Paisagista você terá um jardim que completa sua obra e preenche todas as suas expectativas, assim aproveitará mais sua área externa e passará mais horas ao ar livre em contato com a natureza.

Abraço a todos,

Marcos Paulo