terça-feira, 20 de março de 2012

Seixos-de-rio: estética e funcionalidade

Geralmente cabe ao projeto de paisagismo solucionar os problemas finais da obra, muitos destes, criados pela própria intervenção da obra no ambiente. Problemas como sombreamento excessivo, falta de circulação de ar, falta de privacidade, interligação entre ambientes, entre outros tantos; fazem parte do "hall" de problemas a serem solucionados pela criatividade do paisagista.
A umidade é um problema constante a ser solucionado em meus projetos, principalmente por executar diversos trabalhos na região litorânea, onde a umidade é somada a maresia, e o solo tem forte influência do lençol freático muito superficial.


Tanto em áreas de sombra ou sol pleno, uso seixos na forração aumentando a drenagem nestas áreas e o uso das mesmas como áreas de lazer do jardim. Acima área de lazer criada em meio ao gramado na Pousada Vila dosCoqueiros, e área de seixos ao redor de deque dando drenagem e design ao conjunto.
Abaixo, seixos-de-rio em caminhos dando contraste com o verde do gramado e das Clusias na entrada da Pousada Ibira Wave, e forrando canteiro no prédio do Cartório da Vila Nova em Imbituba/SC.



Seixos de rio formando desenhos em área projetada por mim para Lyon/Votorantim - Imbituba/SC; e abaixo trabalho em seixos-de-rio em praça executado na unidade Votorantim - Imbituba/SC. Repare que os seixos criam desenhos sinuosos e dão movimento e harmonia ao conjunto da praça.


 

Canteiros com forração de seixos; bordaduras de seixos-de-rio e abaixo detalhe da instalação de seixos para drenagem, com uso de manta Bedim sobre o solo.

 

Seixos-de-rio são materiais naturais, de ótimo contraste e durabilidade. Tem sido cada vez mais difícil conseguir seixos de rio, uma vez que são coletados dos fundos de rios de pedras e como bem natural e finito, tem que ter sua extração e uso controlados. É uma solução eficiente, funcional e muito bonita para áreas de pouca drenagem, áreas sombreadas e áreas de lazer. Também tem uso na forração de canteiros, vasos e jardineiras.

Abraço a todos,

Marcos Paulo