domingo, 12 de dezembro de 2010

Ecologia das idéias

Hoje em dia está em voga o termo "ecologia", onde todos buscam a "sustentabilidade" e a "preservação ambiental". Separar o lixo não basta para equilibrarmos nossa relação com o planeta, é preciso ser radical na mudança, ou seja, mudarmos na nossa raiz (de onde vem o termo radical).
Não basta salvar os animais e entrar em protestos virtuais na internet contra quimadas na Amazônia, ou abaixo assinados contra a fome no Sudão!! É preciso mais consciência, educação e talvez mais espiritualidade e compaixão!!

É ter uma relação diferente com o entorno, nossa casa verdadeira, o planeta...ter mais o pé no chão, na terra mãe, sentir mais o frio das noites e acordar quando o sol raiar.

Sabe quando viajamos em algum feriado? 
E conseguimos nos conectar com a natureza, esquecer os problemas de trabalho e relaxar... 
em um local de campo, ou na praia, como nos sentimos bem !!
Nos sentimos plenos...este contato que tanto perdemos, nas engrenagens do sistema visto como um relógio, onde somos apenas peças. A mecanicidade das rotinas de nosso  "mundo", exclui este sentimento de estar vivo, de fazer parte de algo maior e com ele interagir....

A ecologia não passa apenas pela preservação ambiental, mas trata de algo maior. Da passagem para outro nível de consciência global e humana, reconectando com suas raízes mais profundas, com a vida e a natureza. É mais uma ecologia das idéias, dos pensamentos e da visão do homem e sua relação com sua morada maior e com os recursos naturais e a sua própria vida; do que ações externas ecológicamente corretas.

Já esta em tempo de algo novo emergir...
Uma nova ecologia interna.....
Uma ecologia das idéias.

Abraço a todos,

domingo, 5 de dezembro de 2010

Paisagismo, arborização com espécies brasileiras - Antes e Depois

Paisagismo comercial, para industria recém implantado na região de Imbituba/SC. Projeto de arborização com espécies nativas brasileiras, de baixa manutenção e resistentes às interpéries locais. Aroeira-mansa, palmeiras Jerivá, espirradeiras, Yucas e moréias compõe o visual.

Antes e depois em área da fachada

O trato paisagístico da fachada dá mais visibilidade à sede e imagem sólida da empresa no mercado, também cuidando do entorno, sendo a Refisa, pioneira no trato paisagístico na área industrial do município. A delimitação e organização das áreas de passagem, de estacionamento e áreas ajardinadas também deu ar mais organizado e limpo ao espaço.



 
Floreira do estacionamento, organizando e trazendo cor ao espaço

 Antes e depois em canteiro interno, desenhos e texturas em linhas sinuosas



Na execução foram removidos mais de 70 m³ de aterro com substâncias nocivas e entulhos que seriam prejudiciais ao desenvolvimento das espécies em geral.

Abraço a todos,