sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cuidados com o jardim nos dias mais quentes do ano

Está chegando o verão, que se inicia em 21 de dezembro no hemisfério Sul, e traz com ele dias mais longos, muito sol e calor, que juntos aceleram em muito o ritmo biológico dos seres vivos, sejam as plantas, insetos e os animais. O cão se deita de barriga no chão da cozinha para perder calor...as plantas se curvam no sol do meio dia, parecendo murchas e os gramados enrolam as folhas em reação à falta de água e ao calor....insetos se reproduzem mais intensamente e as ervas adventícias tomam conta dos jardins, crescendo mais rápido que o gramado....

Com estas alterações no metabolismo do jardim, medidas devem ser tomadas, como: o corte mais frequente do gramado (muitas vezes com sete à dez dias de intervalo); as regas intensas no início ou final do dia; as podas de formação e limpeza; limpeza manual dos canteiros; controle de ervas adventícias nos gramados (principalmente em floração-sementes) e o uso de fertilizantes para suportar este ritmo mais intenso na vida do jardim. Também é importante a preparação  na primavera e o trabalho anual no jardim para colher bons resultados no verão. São importantes a adubação dos gramados, revolvimento e limpeza geral dos canteiros, podas pesadas no inverno em árvores e arbustos maiores e controle das ervas adventícias, que se for bem feito durante o ano, reduz em até 70% a ocorrência das mesmas durante o verão.

Assim como nós, os jardins precisam de atenção o ano inteiro para seu correto desenvolvimento, sendo que a cada época do ano um tipo de trabalho diferente se faz importante para a saúde geral da área verde. Entendendo as interações entre os atores e os elementos que compõe este conjunto, podemos interferir de maneira mais precisa e positiva nos ciclos naturais que compreendem as inter-relações existentes num jardim ou em qualquer sistema vivo.

Dicas:

- Regue seu jardim pelo menos três vezes por semana (se não chover), se possível pela manhã
- Utilize forações nos canteiros, evitando a perda da umidade do solo e poupando água
- Reponha nutrientes com fertilizações mensais durante o verão
- Fertilizantes orgânicos duram mais no solo e tem resultado mais duradouro nas plantas

Abraço a todos,

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Reciclagem e Re-uso de materiais - Idéias e Exemplos

Todos os dias ouvimos falar em reciclagem e re-uso de materiais, e quanto isto tem a contribuir com o Meio Ambiente. Claro que a utilização dos subprodutos e descartes em processos produtivos é sempre benéfica para preservação dos recursos naturais, mas não deve ser encarada como solução para o problema do lixo e da poluição, principalmente nos centros urbanos, onde a concentração de resíduos (tanto líquidos como sólidos) beira o universo do ridículo e do impossível......

No Brasil produzimos cerca de 240.000 toneladas de lixo por dia, sendo que deste montante apenas 2% é utilizado com re-uso ou reciclagem. Problemas passam pela redes de coleta, por incentivos fiscais e políticas públicas e pela conscientização das pessoas. Outro ponto é o custo da reciclagem, já que reciclar tem custo de 10 a 15 vezes mais caro que destinação nos aterros sanitários atuais.
Cadeira Navy utiliza 80% material de garrafas PET
Parada de ônibus confeccionada com materiais reciclados e re-utilizados

É  bom deixar bem claro que a reciclagem não absorverá a grande oferta de lixo que temos no mundo, e portanto as medidas de consumo consciente, de redução de resíduos na alimenteção e a opção por menos produtos industrializados e embalados são medidas que farão a diferença e podem mudar os padrões de produção das indústrias alimentícias ao redor do globo nos próximos anos.

Não importa como chamem a "new generation", revolução realmente verde, ecochatos, ecólogos, eco-punks, neo-hippies, sustentáveis.....todos estão aí pra mudar e pra serem mudados por idéias.....quem sabe ainda tudo tem jeito? Quem sabe uma nova consciência aflora?
Quem sabe?........
Ninguém....
Mas uma coisa é certa, não fique parado esperando!!


Prateleiras de tubos de PVC e bobinas de papelão


Arte em retalhos de pneus 

 Ciclovia montada com cartuchos de impressoras industriais

 Residência construída com contâiner e madeira de pallets

 
Luminária composta com frascos de conservas

 Cama infantil de pallets

Almofadas e banco confeccionado com cintos de segurança usados

 Relógio de parede de discos de vinil


Exemplos colhidos no site do Rodrigo Barba (http://rodrigobarba.com/blog), onde podes encontrar muitas idéias sobre eco-design, sustentabilidade e arquitetura ecológica.

Abraço a todos,

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Jardinagem Imbituba e Garopaba

Não se preocupe com seu jardim, apenas aproveite da sua área verde...

A TERRA PRETA tem ótimos pacotes mensais de manutenção de jardins,
contando com maquinário e equipamentos especializados de jardinagem,
equipe treinada e uniformizada, abordagem orgânica dos jardins,
experiência prática e conhecimento...
Tudo sob supervisão técnica do engenheiro agrônomo Marcos Paulo Ribeiro.

Pacotes mensais, avulsos e revitalização de áreas verdes para o verão!!

Visita técnica e orçamento sem compromisso!!

Ligue (48) 9947 82 13

Abraço a todos,

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Saúde que vem da terra - plante seus vegetais, tenha uma horta orgânica!!

Quem nunca plantou um feijão quando criança? Ou comeu uma pitanga, ou uma goiaba, colhida do pé? Assim experimentamos a sensação de plantar ou de colher alimentos. No mundo crescem cada vez mais as hortas caseiras e a produção em containeres e vasos de hortaliças, ervas, temperos e chás, mesmo nos grandes centros urbanos em sacadas e terraços.












Exemplos de hortas em tonéis para folhosas e vasos na varanda integrando a horta ao paisagismo.



Para ter uma idéia, em uma área de plantio (canteiro, vaso ou floreira) de dois metros quadrados, é possível produzir verduras frescas e saudáveis para duas pessoas o ano inteiro. São possíveis colheitas de hortaliças folhosas, tubérculos, frutos, ervas medicinais e temperos. É claro que para uma produção regular o ano inteiro, e com saúde, é necessário um planejamento detalhado dos cultivos e plantios, e muita mão na terra, literalmente. No planejamento da horta é importante atentar para alguns aspectos do local, sendo o mais importante à luminosidade e incidência de luz solar direta. Conceitos de agroecologia dão o suporte para produção dos alimentos saudáveis e livres de pragas e doenças, utilizando plantas repelentes, plantas inseticidas, plantas armadilhas, entre outros conceitos agroecológicos.

 






















Exemplos de hortas em prateleiras e escada para pequenos espaços, ideal para o cultivo de temperos e chás.

A sensação e o sabor de consumirmos vegetais plantados e colhidos no quintal de casa é indescritível. É difícil saber o por quê, mas tudo o que plantamos e colhemos é mais gostoso, e isto não tem valor monetário que pague. Além destes aspectos subjetivos, ganhamos com a nossa saúde física, com alimentos saudáveis, e uma farmácia viva a disposição; e saúde mental, pela prática da horticultura, mexendo na terra por algumas horas em silêncio, ouvindo os pássaros, observando os ciclos da natureza e suas mudanças, as chuvas, as fases da lua, os insetos e suas interações com as plantas.

São inúmeras as vantagens de se implantar uma horta em casa ou no seu apartamento, e ainda conseguimos o mais importante nos dias de hoje, plantar a consciência ecológica e fomentar a preservação ambiental, aproximando na prática, o homem da Natureza.














Horta orgânica reutilizando pneus usados como canteiro de alface americana em minha casa!




Dicas:
- Comece plantando seus alimentos preferidos
- Escolha um local com pelo menos 4 horas diárias de sol e protegido do vento
- Tenha sempre ervas medicinais e chás em sua horta
- Não utilize agroquímicos e biocidas
- Planeje bem seus plantios durante o ano para uma produção constante


* Texto de Marcos Paulo Ribeiro publicado em 2007, na revista Ganesha - Guia de saúde e qualidade de vida.