segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Algumas idéias em minha gaveta!!

Postei abaixo alguns desenhos e esboços de projetos paisagísticos. Estes desenhos artísticos fazem parte da proposta de paisagismo ao cliente, também chamado Anteprojeto de Paisagismo.

Sugestão de arborização urbana: espécies nativas com floração na primavera-verão...

Biombos em bambu tratado, privacidade e canteiros de rodapé em curvas suaves;

Materiais rústicos e naturais na forração de canteiros e jardim interno sob uma escada...  

 


Sugestão de canteiro de hortaliças e temperos como acabamento do vão do deque;


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Chuveiro e banco, recanto para alongamentos, antes e depois de uma sessão de surfe;













Horta em canteiro elevado facilita os tratos culturais, mais tempo na horta e menos dor nas costas...

Os desenhos artísticos são todos feitos à mão, usando grafite, nanking colorido e lápis de cor aquarelado. Os esboços criados à mão livre, valorizam o toque humano e inédito das representações, e fazem com que cada projeto meu seja único, criado sob medida para cada situação, cada jardim e cada cliente....

Abraço a todos,

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mostra de Paisagens em São Paulo

Muito interessante a exposição de paisagistas de vários países, com seus jardins conceituais.

O Festival Internacional de Jardins de Chaumont-Sur-Loire sempre aconteceu na França, sendo esta a primeira vez fora do país, no MAM em São Paulo.

Para ver mais, acesse o link do vídeo com reportagem do "Jornal Hoje" (Rede Globo) desta semana,

Abraço a todos,

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/mam-apresenta-exposicao-com-nove-jardins-construidos-por-varios-artistas.html

domingo, 19 de setembro de 2010

Novos fertilizantes para seu jardim !!

Quando falamos em adubar o gramado ou os canteiros do jardim, logo lançamos mão da uréia, do famoso NPK, de Farinha de Osso e muitos até adicionam o lixo orgânico nos canteiros e nos pés das árvores e arbustos do jardim. O certo é que todos atuam como fertilizantes, apenas o lixo orgânico que ao contrário de adubar, prejudica o desenvolvimento dos vegetais, podendo até causar doenças e a morte das plantas.

Isto porque é comum confundirmos o adubo orgânico (de compostagem) com o lixo crú; a compostagem faz com que o lixo orgânico sofra um processo de degradação aeróbica, que libera os nutrientes para as plantas. Sem sofrer este processo, o lixo enterrado no solo começa a se degradar e pode causar aparecimento de fungos e podridão de raízes das plantas, por exemplo.


Hoje existem no mercado vários fertilizantes especiais para jardinagem e hortas, tanto em pó e granulados, ou líquidos para absorção foliar. Fertilizantes peletizados, de lenta liberação no solo, e  de rápido efeito. Também encontramos vários organo-minerais líquidos interessantes, completos com micronutrientes solúveis.

A escolha para o uso destes insumos, depende do que se espera do jardim, e da filosofia do jardinista encarregado. Para resultados rápidos e de pouca duração a opção é por compostos NPK e adubos foliares específicos para flores e folhas do jardim; já para os jardins com cuidado mais frequente, para resultados mais duradouros e uma folosofia mais orgânica, recomendo uso de Farinha de Osso, a Torta de Mamona, composto orgânico de compostagem e organo-minerais solúveis. Para o gramado podemos optar por Turfa para gramados e Superfosfato triplo como fonte extra de fósforo

É importante lembrar de revolver bem o solo na fertilização dos canteiros e dos pés das plantas; não adubar muito próximo ao caule e raízes e sempre regar muito bem após cada adubação. Para uréia em gramados, se consegue mais uniformidade se diluída em água de rega do que se distribuída à lanço em grânulos. Siga sempre a recomendação do fabricante e se precisar procure orientação técnica de um engenheiro agrônomo.
Abraço à todos,

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Trabalho da semana - deque em madeira, útil e funcional

Para dar acabamento aos fundos do jardim rente ao muro, e ainda resolver uma problema de drenagem (já que o local tem cota mais baixa que o restante da área dos fundos), criei um pequeno deque; que além de dar acabamento, serve como área útil para alguns vasos e um banco de jardim.


No piso foram instalados três fossos de drenagem com brita (600 litros), tipo sumidouro, o restante do piso forrado com lona preta e brita. A estrutura foi feita com toras de madeira verticais semi-enterradas; foi utilizada madeira tratada e certificada da TerraSol e selante Osmocolor UV Gold.

Detalhes: uma aceroleira e uma videira foram mantidas em recortes no deque, foi transplantado um limoeiro do local; a curva dá acabamento mais orgânico e harmônico ao conjunto, local ideal para formar um canteiro de sombra em curva.