segunda-feira, 19 de abril de 2010

Manutenção profissional de jardins

Estava lendo o artigo e resolvi postá-lo, sobre manutenção profissional de jardins.

O artigo é sobre a manutenção geral, profissional de jardins. Trata das tarefas, das funções e da valoração da manutenção no mercado brasileiro. Interessante, leiam no link abaixo:

http://blogdepaisagismo.lopes.com.br/2009/02/manutencao-de-jardins.html

Abraços a todos,

Marcos Paulo

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O que faz um Paisagista?


Montar um jardim? Plantar árvores e flores em canteiros? Cortar a grama?
Qual a verdadeira função do paisagista?

Na verdade o paisagista pode sim realizar tais tarefas de plantios, execução e até a manutenção dos jardins e jardinagem; mas seu papel em um ambiente natural vai muito além disto, é principalmente o de entender e "pensar" a área verde privada como extensão da paisagem circundante e extensão das construções humanas.

O papel do paisagista é projetar, elaborar, desenhar e criar os espaços ao ar livre e as áreas verdes utilizadas pelo ser humano, como lazer, relaxamento, convívio social, alimentação, medicina e estética. Ainda pensar na escolha de espécies, interações com clima, funcionalidade, design, drenagem, sistemas de irrigação e obras relacionadas aos jardins projetados, entre outras áreas do conhecimento.

Os espaços verdes dão mais qualidade de vida aos usuários e trazem a natureza para dentro das construções, amenizando o árido dos materiais inertes, permitindo uma vida mais harmônica e sadia, tanto nas moradias, como nos prédios públicos e comerciais. Para que o resultado seja o esperado desde as idéias, a apresentação, o projeto e a execução, é necessária a união entre Arte e Ciência.

A profissão de paisagista já possui curso superior e cursos técnicos, mas ainda não é totalmente regulamentada no Brasil. Possui associações estaduais organizadas, e instituições que agregam profissionais da área, mas ainda luta por regulamentação junto ao CONFEA/CREA (Conselho regional de engenharia, arquitetura e agronomia) já que as duas áreas que mais atuam no campo do paisagismo são: a agronomia e a arquitetura, ambas regidas pelo mesmo conselho.
No link abaixo anexei uma cartilha interessante, PAISAGISMO EM SETE QUESTÕES, que esclarece sobre o papel do paisagista e sua importância como profissional nos dias de hoje.

Um abraço a todos
Marcos Paulo